O debate sobre políticas públicas de juventude no Brasil avançou em pouco tempo. Mas ainda há muito por fazer. Este blog tem como objetivo resgatar parte desse acúmulo histórico e discutir as políticas públicas para a juventude.

Pra começo de conversa...levante sua bandeira!!!

Pra começo de conversa...levante sua bandeira!!!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

7° Desafio: O Desafio da Vida Segura


Dentro do rico mosaico que é a juventude brasileira, alguns jovens têm mais privilégios que outros. A diversidade, que é uma riqueza, às vezes se converte em desigualdade, que é um problema. Jovens com deficiência, negros, mulheres, índios e homossexuais vivem situações inaceitáveis de preconceito, que diminuem suas chances de viver de maneira digna. A igualdade de direitos, prevista na Constituição, muitas vezes existe só no papel.
Além do racismo e da discriminação, a violência física é outro problema grave enfrentado pelos jovens. Por isso, é fundamental garantir à juventude uma vida segura, não apenas para salvaguardar os jovens, mas, fundamentalmente, para respeitar e promover a sua condição juvenil.(Conjuve, 2006)
Documento Base da 1a. Conferência Nacional de JuventudeAutores: Antonio Lino, Alessandro de Leon, Carlos Odas, Edson Pistori, Jonas Valente, José Ricardo, Raquel Souza e Wagner Romão.

Nenhum comentário: