O debate sobre políticas públicas de juventude no Brasil avançou em pouco tempo. Mas ainda há muito por fazer. Este blog tem como objetivo resgatar parte desse acúmulo histórico e discutir as políticas públicas para a juventude.

Pra começo de conversa...levante sua bandeira!!!

Pra começo de conversa...levante sua bandeira!!!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

4° Desafio: Direito à Cidade

A cidade é o palco onde se encena a história de vida de grande parte dos jovens. Andar de skate, se encontrar na praça e grafitar muros são formas de conquistar um espaço para si. Na "rua", fora dos limites da casa e da escola, o jovem exercita sua autonomia. Mas acontece que esse ambiente, que deveria ser convidativo e acolhedor, para muitos é inacessível e hostil. As cidades não consideram as necessidades da juventude.
Em grandes centros urbanos, por exemplo, muitos estudantes não têm direito ao transporte público gratuito. Quem está longe das áreas centrais, quando vai procurar um emprego, geralmente enfrenta o estigma que associa a periferia à criminalidade e ao tráfico de drogas.
As cidades devem possibilitar a mobilidade e a convivência juvenil, facilitando aos jovens o acesso à educação, ao trabalho, à cultura e ao lazer. Para isso, é preciso que haja uma maior interação entre a gestão e a organização do espaço urbano com as questões juvenis.

  • 70,7% dos jovens vivem em municípios urbanos. (UNESCO, 2004).
  • Para os jovens, o principal problema do seu bairro é a infra-estrutura(Instituto Cidadania, 2003)

Documento Base da 1a. Conferência Nacional de JuventudeAutores: Antonio Lino, Alessandro de Leon, Carlos Odas, Edson Pistori, Jonas Valente, José Ricardo, Raquel Souza e Wagner Romão.

Nenhum comentário: