O debate sobre políticas públicas de juventude no Brasil avançou em pouco tempo. Mas ainda há muito por fazer. Este blog tem como objetivo resgatar parte desse acúmulo histórico e discutir as políticas públicas para a juventude.

Pra começo de conversa...levante sua bandeira!!!

Pra começo de conversa...levante sua bandeira!!!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

5° Desafio: Lazer e Esporte

A prática esportiva não tem feito parte da realidade cotidiana da maioria dos jovens brasileiros. Esse dado é significativo porque o esporte e o lazer são mais do que apenas distração e ocupação do tempo livre. Participando de um jogo em equipe os jovens estão, entre outras coisas, desenvolvendo suas capacidades, criando e respeitando regras e aprendendo a conviver coletivamente.
  • 56,6% dos jovens não praticam atividade esportiva.
    (UNESCO, 2004).

Acontece que esse tipo de atividade tem sido, em grande parte, um privilégio dos jovens que têm condições de pagar por um clube particular e podem bancar seu lazer. É preciso ampliar as alternativas públicas e gratuitas de qualidade para que os jovens tenham mais acesso ao esporte e ao lazer, elementos que podem cumprir um importante papel no seu desenvolvimento integral.
Documento Base da 1a. Conferência Nacional de JuventudeAutores: Antonio Lino, Alessandro de Leon, Carlos Odas, Edson Pistori, Jonas Valente, José Ricardo, Raquel Souza e Wagner Romão.

Nenhum comentário: